TV Emmparque: um espaço onde a escola e as ruas se encontram, captando e dando voz às histórias dessas pessoas.
TV EMMAPRQUE
É uma iniciativa que busca documentar o contexto histórico, o presente e contribuir para garantir o futuro da Escola Meninos e Meninas do Parque – EMMPARQUE, localizada no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, no coração de Brasília, desde 1995.
A proposta é mostrar o impacto gerado pela escola na vida de pessoas em situação de rua, não para celebrar conquistas, que são muitas, mas inspirar ações com o objetivo maior de mobilizar a sociedade em torno da educação inclusiva e da mudança social.
Nas etapas 1 e 2, a TV EMMPARQUE está produzindo e veiculando 25 minidocumentários mostrando a filosofia educacional individualizada e o espírito comunitário da escola, através de depoimentos de alunos, ex-alunos e professores. Dois documentários principais reunirão as histórias de transformação, demonstrando o impacto nas vidas de cada um.
Objetivo
A TV EMMPARQUE é um canal no YouTube e tem por objetivo maior, servir como subsídio para políticas públicas mais inclusivas e eficazes, direcionadas às populações de rua. Funciona como um instrumento de conscientização e engajamento público, fomentando a compreensão das questões enfrentadas por pessoas em situação de vulnerabilidade e destacando o papel da educação como vetor de mudança. Os documentários produzidos estão disponíveis gratuitamente para pesquisadores, apoiadores e a sociedade interessada na inclusão de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.
Equipe
O projeto é resultado da parceria entre o fotógrafo e documentarista Waldir de Pina e a Escola dos Meninos e Meninas do Parque – EMMPARQUE, sob a direção de Amelinha Cris Araripe, com a colaboração de todos que contribuíram para o desenvolvimento trabalho, especialmente o corpo docente e os alunos da escola. A equipe técnica inclui a direção de produção e produção executiva – Geralda Magela, edição – Luiz Curado, produção videográfica – Diego Cajueiro, webdesigner – Maylena Clécia, produção de textos – Beth Fernandes e desenvolvimento tecnológico – Didier Max.