ALUNO FERNANDO

Fernando, aluno da escola Emmparque, narra sobre a infância difícil no Nordeste, com poucos recursos, uma mãe trabalhadora e sem o pai. Mesmo assim, aprendendo a valorizar as coisas simples, descobriu que a verdadeira felicidade está no amor e no tempo juntos, não em bens materiais.

Fernando, aluno da escola Emmparque, critica a visão de beneficiar as pessoas com esmolas em vez de promover dignidade e trabalho. Ele destaca que é preciso oferecer emprego e valorizar a meritocracia, pois a verdadeira solução para a fome e a pobreza é a dignidade, não apenas ajuda emergencial.
Fernando, aluno da escola Emmparque, compartilha sua trajetória de superação, aprendendo a ser pai com amor e generosidade. Ele acredita que liderança verdadeira é baseada no cuidado, no compartilhamento e na solidariedade, pensando sempre no bem coletivo e na fome de todos.
Fernando, aluno da escola EMMPARQUE, narra a transição da infância para a adolescência, marcada por desafios familiares e muita responsabilidade. A mãe trabalhava o dia todo e impunha disciplina com apoio da diretora da escola, que não aceitava notas vermelhas. Desde cedo, a narradora teve que se virar sozinha — aos 12 anos já estava “no mundo”, e aos 14 fez seu primeiro curso de secretariado. Com 16, já acumulava quatro cursos técnicos, era gerente de RH e havia trabalhado em grandes empresas como a Odebrecht. Fluente em 14 idiomas, relata experiências profissionais internacionais, com ênfase em aprendizado prático, não escolar, e uma habilidade notável para comunicação interpessoal.
Fernando, aluno da escola Emmparque, traz um depoimento emocionado de um aluno determinado a levar o nome da escola onde estuda até o ensino superior e além, mencionando a publicação de um livro em 14 idiomas. Ele destaca sua parceria com uma professora, a importância do apoio mútuo e o impacto do projeto educacional em sua vida. Com entusiasmo, apresenta um projeto de resgate de vidas, focado em inclusão social, recuperação e valorização de todos, independentemente da história de cada um. O discurso enfatiza solidariedade, transformação e justiça social.
Fernando, aluno da escola Emmparque, relata como é intenso de uma pessoa em situação de rua, que descreve as dificuldades diárias enfrentadas: fome, violência, perda de pertences e invisibilidade social. Compara a vivência nas ruas ao papel de um palhaço que precisa sorrir mesmo em dor. Fala sobre a ausência de direitos, a necessidade de se adaptar e a reflexão espiritual sobre pedir e agradecer a Deus. O depoimento é uma crítica profunda à desigualdade, à indiferença e à resistência diária para sobreviver.
Fernando compartilha de forma intensa e verdadeira a dureza da vida nas ruas. Fala sobre fome, frio, desprezo, desigualdade e a luta diária por dignidade. Com emoção e lucidez, denuncia o preconceito, relata como é viver entre extremos — da comida no lixo ao camarão — e afirma que estar na rua não o torna menos cidadão. Uma fala forte sobre resistência, respeito e estrutura emocional.
Fernando, aluno da Escola Emmparque, faz um relato emocionante e bem-humorado. Ex-gerente de RH, que já morou 16 anos na Europa, ele fala sobre uma trajetória marcada por altos e baixos: cinco casamentos, doze filhos espalhados pelo mundo, vida nas ruas, abandono do crime e busca por dignidade. Elogia a Escola dos Meninos e Meninas do Parque e destaca a importância de seus diretores, Amelinha e professor Jorge. Com sinceridade e carisma, reflete sobre o valor da partilha, a complexidade das relações familiares e o impacto de suas escolhas — inclusive no olhar crítico da filha mais nova, que quer ser psicóloga. Afirma que dignidade é dividir o pouco que se tem, reconhecer os próprios erros e continuar cuidando de quem se ama — mesmo sendo, nas palavras dele, “só a capa do Batman”.
Fernando, aluno da escola Emmparque, compartilha como foi parar nas ruas após perder tudo para tentar reduzir suas penas na prisão. Ele fala sobre a realidade da vida nas ruas, onde é preciso ter estrutura para sobreviver, critica a hipocrisia de quem finge ajudar e denuncia como, muitas vezes, a ajuda oferecida é apenas para se livrar do problema. Traz uma forte reflexão sobre a diferença entre aparência e essência, solidariedade verdadeira e o valor da dignidade. Afirma que, quem já sentiu fome de verdade sabe que dar comida vale mais do que dar dinheiro — e que a pior prisão é a mentira que contamos para parecer quem não somos.
Fernando, aluno da escola Emmparque, explica como chegou à escola através de um convite da Dra. Amelinha. Ele menciona que já havia sido convidado antes, mas não havia ensino médio na época. A Dra. Amelinha prometeu lutar pelo ensino médio para que ele pudesse estudar lá. Fernando está terminando o ensino médio e planeja cursar Direito na faculdade. Ele faz uma comparação com um físico, John Walking, que não gostava de matemática, achando-a muito fácil.
Fernando, aluno da escola Emmparque, O vídeo apresenta um homem que descreve a Professora Amelinha como uma figura de autoridade e carinho, comparando-a a uma mãe. Ele destaca que ela é muito respeitada, a ponto de até criminosos a tratarem com deferência. A Amelinha é descrita como alguém que não hesita em repreender, mas também é generosa, dando dinheiro sem questionar o motivo. O homem enfatiza que ela é uma pessoa notável e uma diretora excepcional.
Fernando, aluno da escola Emmparque, compartilha seu projeto de vida: criar um abrigo no Distrito Federal para acolher e reabilitar pessoas em situação de rua que desejam se libertar das drogas. Com base em sua própria vivência, ele fala sobre a importância da vontade pessoal na mudança, critica a hipocrisia social e reflete sobre o que é, de fato, ser rico. Uma fala impactante sobre superação, empatia e transformação social.
Fernando, aluno da escola Emmparque, aborda o tema da amizade e respeito, destacando que a verdadeira amizade não é baseada em dinheiro ou favores materiais. O Fernando enfatiza que o respeito mútuo é fundamental. Os pontos principais são: a amizade não é comprada com dinheiro, que é visto como uma “esmola” que acaba; a verdadeira amizade envolve a capacidade de admitir quando se está errado e aceitar a correção; Fernando só chama a atenção de alguém se realmente se importa com a pessoa; e errar é humano, mas persistir no erro é considerado burrice. O vídeo ressalta a importância de reconhecer os próprios erros e a diferença entre errar e persistir no erro.
Fernando, aluno da escola Emmparque, compartilha uma mensagem poderosa sobre amor, luta, futuro e conquistas. Convida todos para a formatura na escola Emmparque e lembra que, apesar das dificuldades, são os alunos que brilham — mas os verdadeiros protagonistas são aqueles que os apoiam. Fala sobre o verdadeiro amor, aquele que resiste à fome, à chuva e à falta de tudo. Reflete sobre o valor das conquistas construídas com respeito, solidariedade e parceria. Para ele, o futuro não é algo distante, mas uma construção diária, feita com coragem e persistência. Uma fala simples, profunda e cheia de verdade sobre vida, esperança e recomeço.