Eliane Oliveira, professora da Emmparque, relata como o seu engajamento nos movimentos sociais se confunde com a sua própria história de vida e a sua crença de que a sociedade deve ser construída de forma que todas as pessoas sejam vistas como cidadãs merecedoras de respeito e cuidado, independentemente de onde estejam.
Eliane, professora da Emmparque, relata sua jornada educacional: desde escolas de lata até o doutorado, uma história de superação, dedicação e o impacto de professores inspiradores.
Eliane, professora da Emmparque, faz uma reflexão do papel do servidor público sobre as complexidades da exclusão social, o papel da educação na transformação de vidas e a importância de uma abordagem humanizada para com aqueles em situações de vulnerabilidade.
Eliane, professora da Emmparque, apresenta um projeto inovador para a educação de jovens em situações de risco, utilizando a horta como uma ferramenta poderosa para ensinar lições valiosas sobre crescimento, paciência, ressignificação, sonhos possíveis e superação.
Eliana, professora do Emmparque, destaca a importância do projeto horta – Plantando Sementes Projetando Sonhos, enfatizando: resume: “gente simples fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias”. Premiado pela Secretaria de Educação do GDF, o projeto elevou a visibilidade da escola, auxiliando na implementação do ensino médio.
Eliane, professora do Emmparque, relata seus desafios ao discutir temas sensíveis como colonialismo, violência contra mulheres, escravidão e racismo em sala de aula. Ela aborda os preconceitos presentes também em uma escola de população de rua, através de sua abordagem educacional, ela fomenta uma atmosfera de transformação e empatia entre seus estudantes. Este relato destaca a importância da educação inclusiva e consciente para superar barreiras sociais e históricas.
Eliane, professora da Emmparque, destaque Francisco, um aluno admirado por sua participação ativa nas aulas de História e Geografia. Sua intervenção na Câmara Legislativa, discutindo sua vivência nas ruas e a necessidade de educação de qualidade e políticas públicas efetivas, e ressalta a necessidade de um acompanhamento psicológico e psiquiátrico para pessoas em situação de rua, destacando que a falta de acesso a esses serviços muitas vezes leva ao uso de drogas como forma de escapismo.
Eliane, professora da Emmparque, narra como a experiência da escola inovadora em um parque, sem grades, focada em inclusão e transformadora. Professores veem cada aluno como um sujeito capaz de mudança, não apenas um morador de rua. Através de alimentação, higiene, e apoio educacional, esta instituição prova que dignidade e um ambiente acolhedor são essenciais para o desenvolvimento dos estudantes. A educação, unida a políticas públicas, promove a superação da exclusão social.
Eliane, docente da Emparque, destaca a necessidade crítica de escolas especializadas para a população de rua, desafiando o modelo da educação tradicional. Enfatiza a importância de um sistema educacional projetado para atender às especificidades desses indivíduos, com um apelo para a adoção desse modelo em todo o país. A pandemia e a crescente pobreza, que intensificaram o número de pessoas em situação de rua, evidenciam a urgência de estabelecer espaços de aprendizado inclusivos e adaptáveis.